terça-feira, 9 de junho de 2009

ANATEL - 2009 - CESPE








Olá, senhores!
Sim, sim, sim, mais uma vez estamos aqui para analisar algumas questões de português. Agora teremos pela frente a organizadora CESPE!
A prova submetida a nosso detalhamento é da ANATEL - 2009.
Espero que todos tenham um ótimo proveito com nosso BLOG! E mais:
Dúvidas, reclamações, sugestões e elogios são sempre bem-vindos!
À prova!


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Até meados do século XX, prevalecia, entre os antropólogos, a ideia de que a família nuclear era uma instituição apenas cultural. Hoje se acredita que a família nuclear tenha-se estabelecido por trazer vantagens evolutivas. Várias hipóteses apontam nesse sentido. A relação estável também ganhou espaço porque, entre humanos, criar um filho não é fácil. O bebê exige cuidados especiais por mais tempo que outros primatas. Sob a ótica do pai, estar por perto, para arranjar comida, manter as onças afastadas e garantir a sobrevivência da prole, representava uma superioridade evolutiva. Estima-se que a consolidação da família nuclear tenha deixado marcas até mesmo na anatomia e na fisiologia humanas.

Veja, 10/12/2008 (com adaptações).


Julgue os seguintes itens, a respeito da organização das ideias no texto acima.


1 A argumentação do texto organiza-se em torno da origem da família nuclear, mostrando que razões culturais e objetivos de proteção à espécie a consolidaram.

2 O pronome “se”, tanto em “se acredita” (l.3) como em “tenha-se estabelecido” (l.4), tem função de marcar a indeterminação do sujeito da oração.

3 A expressão “nesse sentido” (l.6) retoma a ideia de que “a família nuclear tenha-se estabelecido por trazer vantagens evolutivas” (l.4-5).

4 Preservam-se a correção gramatical e a coerência argumentativa, além de se tornar o texto mais claro, ao se inserir a palavra primata logo depois de “bebê” (l.8).

5 O desenvolvimento da argumentação e as regras gramaticais da língua portuguesa permitem que, na linha 9, seja feita a seguinte alteração na ligação entre períodos sintáticos: (...) outros primatas; assim, sob a ótica do pai (...).

6 Na linha 12, a forma verbal “representava” está flexionada no singular para concordar com o sujeito a que se refere: “sobrevivência da prole”.

7 Preservam-se a coerência textual e a correção gramatical ao se retirar do texto a expressão “até mesmo” (l.15); mas, nesse caso, prejudica-se a argumentação, devido ao enfraquecimento da ênfase nas conseqüências da consolidação da família nuclear.


COMENTÁRIOS


1 A argumentação do texto organiza-se em torno da origem da família nuclear, mostrando que razões culturais e objetivos de proteção à espécie a consolidaram.


ITEM CORRETO


Família nuclear é, de fato, o centro das argumentações. Veja os segmentos:


1. “RAZÕES CULTURAIS”:


Até meados do século XX, prevalecia, entre os antropólogos, a ideia de que a família nuclear era uma instituição apenas cultural. Hoje se acredita que a família nuclear tenha-se estabelecido por trazer vantagens evolutivas (grifo nosso).


2. OBJETIVOS DE PROTEÇÃO À ESPÉCIE:


O bebê exige cuidados especiais por mais tempo que outros primatas. Sob a ótica do pai, estar por perto, para arranjar comida, manter as onças afastadas e garantir a sobrevivência da prole, representava uma superioridade evolutiva.


E no final do texto, a confirmação:


Estima-se que a consolidação (grifo nosso) da família nuclear...


2 O pronome “se”, tanto em “se acredita” (l.3) como em “tenha-se estabelecido” (l.4), tem função de marcar a indeterminação do sujeito da oração.


ITEM INCORRETO


Hoje se acredita que a família nuclear tenha-se estabelecido por trazer vantagens evolutivas.


1ª EXPLICAÇÃO para o caso do primeiro SE: resolvendo pela análise natural, sem “dicas”.


Nesta primeira aparição do SE, temos a indeterminação do sujeito.

Simplesmente porque não dá para descobrir quem é o sujeito do verbo “acreditar”, afinal, “quem acredita?”. Para excluir o agente do verbo, coloca-se o SE, nesse caso, veja:


Acredita-se que...


A marca de indeterminação é muito comum em textos dissertativos nos quais o autor/enunciador pretende excluir-se do enunciado. Alguém acredita, mas não se sabe quem.


2ª EXPLICAÇÃO: resolvendo pela análise da transitividade.


O verbo ACREDITAR é VTI. Como se não bastasse, está acompanhado do SE. Sabemos que quando temos VTI + SE, este pronome é a marca da indeterminação e o sujeito, naturalmente, é indeterminado.


DETALHE: a preposição (“em” do verbo ACREDITAR) não está explícita. Isso, nesse caso, não é erro. Segundo o professor doutor BECHARA, quando o complemento verbal ou nominal é oracional, a preposição pode ficar “oculta”.


Veja:


Acredito que ele passa.

Creio que já seja tarde demais. .

Penso que ela me esqueceu.

Não há dúvida que serei o novo aprovado.


PORÉM, EM RELAÇÃO AO OUTRO SE, não se trata de marca indeterminante do sujeito. Ora, o sujeito está explicitamente na frase. Veja:


Hoje se acredita que a família nuclear tenha-se estabelecido por trazer vantagens evolutivas.


O sujeito agora é A FAMÍLIA NUCLEAR. O se é pronome fossilizado, isto é, parte integrante do verbo.

Faz-se a pergunta ao verbo: “O que se estabeleceu?” RESPOSTA: a família nuclear. Naturalmente.


3 A expressão “nesse sentido” (l.6) retoma a ideia de que “a família nuclear tenha-se estabelecido por trazer vantagens evolutivas” (l.4-5).


ITEM CORRETO


Veja:


Hoje se acredita que a família nuclear tenha-se estabelecido por trazer vantagens evolutivas. Várias hipóteses apontam nesse sentido. A relação estável também ganhou espaço porque, entre humanos, criar um filho não é fácil.


4 Preservam-se a correção gramatical e a coerência argumentativa, além de se tornar o texto mais claro, ao se inserir a palavra primata logo depois de “bebê” (l.8).


Nesse caso, é preciso o contexto. Vamos expor:


Hoje se acredita que a família nuclear tenha-se estabelecido por trazer vantagens evolutivas. Várias hipóteses apontam nesse sentido. A relação estável também ganhou espaço porque, entre humanos, criar um filho não é fácil. O bebê exige cuidados especiais por mais tempo que outros primatas.


De fato, ITEM INCORRETO. Ora, a linha anterior ENTRE HUMANOS, CRIAR UM FILHO NÃO É FÁCIL já nos fornece um contexto evidente de que BEBÊ faz relação a “entre humanos” e “criar um filho”. Nessa circunstância, temos “bebê” sendo marca de coesão associativa, como podemos também inferir em


Ex1: O casamento foi emocionante. Os olhos dos noivos brilhavam de paixão.


“Noivos” é marca de coesão associativa, um “ingrediente” de “casamento”.


E MAIS:


O bebê exige cuidados especiais por mais tempo que outros primatas.


Ou seja: o bebê de seres humanos X bebê de primatas.


5 O desenvolvimento da argumentação e as regras gramaticais da língua portuguesa permitem que, na linha 9, seja feita a seguinte alteração na ligação entre períodos sintáticos: (...) outros primatas; assim, sob a ótica do pai (...).


ITEM CORRETO


[ O bebê exige cuidados especiais por mais tempo que outros primatas ]. [ Sob a ótica do pai, estar por perto, para arranjar comida ],..


Vamos dividir esse trecho em dois enunciados. O segundo é uma verdadeira argumentação do primeiro enunciado. Então, eles dialogam entre si, estabelecendo coesão sem necessariamente aparecer uma palavra responsável por tal, ou seja, enunciados encadeados por justaposição. No entanto, é possível a inserção de um elemento para que haja uma explícita harmonia: assim, que equivale a dessa forma, sendo assim, modalizadores textuais.


6 Na linha 12, a forma verbal “representava” está flexionada no singular para concordar com o sujeito a que se refere: “sobrevivência da prole”.


ITEM INCORRETO


Sob a ótica do pai, estar por perto, para arranjar comida¹, manter as onças afastadas² e garantir a sobrevivência da prole³, REPRESENTAVA uma superioridade evolutiva.


O sujeito do verbo “representar” são as orações em destaque. A sobrevivência da prole é OBJETO DIRETO do verbo GARANTIR.


7 Preservam-se a coerência textual e a correção gramatical ao se retirar do texto a expressão “até mesmo” (l.15); mas, nesse caso, prejudica-se a argumentação, devido ao enfraquecimento da ênfase nas conseqüências da consolidação da família nuclear.


ITEM CORRETO


Estima-se que a consolidação da família nuclear tenha deixado marcas [até mesmo] na anatomia e na fisiologia humanas.


Se eliminarmos essa expressão em negrito, realmente a coerência textual (o sentido) e a correção gramatical (sintaxe) ficam preservadas.


Porém, quanto ao contexto, à textualidade, a expressão até mesmo exprime inclusão e realce.


Ou seja, as “marcas deixadas pela consolidação da família nuclear” estende-se “INCLUSIVE à anatomia...

Se a retirarmos, não haverá a ênfase, a ressalva, o realce. A argumentação, de fato, enfraquece.


Veja essa expressão sendo utilizada em outros contextos:


Ex1: No mundo hoje, até o policial está em perigo. (inclusão)

Ex2: No mundo hoje, até mesmo o policial está em perigo. (inclusão-realce)



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Todos os indivíduos têm o dever de participar da vida social, procurando exercer influência sobre as decisões de interesse comum. Esse dever tem, sobretudo, dois fundamentos: em primeiro lugar, a vida social, necessidade básica dos seres humanos, é uma constante troca de bens e de serviços, não havendo uma só pessoa que não receba alguma coisa de outras; em segundo lugar, se muitos ficarem em atitude passiva, deixando as decisões para outros, um pequeno grupo, mais atuante ou mais audacioso, acabará dominando, sem resistência e limitações. O direito e o dever da participação política são duas faces da mesma realidade: a natureza associativa do ser humano. Tendo necessidade de viver com os semelhantes, cada indivíduo deve ter assegurado o seu direito de influir no estabelecimento das regras de convivência.

Dalmo de Abreu Dallari. O que é participação política, p. 33-8 (com adaptações).


Com base na organização do texto acima, julgue os itens subsequentes.


8 A substituição de “Todos os indivíduos” (l.1) por Todo indivíduo manteria a ideia de generalização e preservaria a coerência e a correção gramatical do período.

9 As orações iniciadas pelas formas verbais “procurando” (l.2) e “deixando” (l.9) explicitam dois modos de participação dos indivíduos na vida social.

10 Respeitam-se as regras gramaticais e a organização das ideias no texto ao se usar o sinal de dois-pontos logo após as expressões “em primeiro lugar” (l.4) e “em segundo lugar” (l.8).

11 A inserção de que é imediatamente antes da palavra “necessidade” (l.5) alteraria as relações sintáticas do período, mas preservaria a coerência e a correção gramatical do texto.

12 O uso do modo subjuntivo em “receba” (l.8) ressalta a idéia de possibilidade ou hipótese; por isso, sua substituição por receberia mantém o texto correto.

13 O uso do sinal de dois-pontos depois de “realidade” (l.14) assinala o início da explicação de que essa “realidade” é a “natureza associativa do ser humano” (l.14).

14 Preservam-se a correção gramatical e a coerência do texto ao se usar direito à influir em lugar de “direito de influir” (l.16-17).


COMENTÁRIOS


8 A substituição de “Todos os indivíduos” (l.1) por Todo indivíduo manteria a ideia de generalização e preservaria a coerência e a correção gramatical do período.


ITEM INCORRETO - por um único motivo. Vejamos:


Essa troca, segundo a questão:

1. Mantém a idéia de generalização; 2. Preservaria a coerência; 3. Preservaria a correção gramatical - ESSE É O MOTIVO DO ERRO.


Vejamos:


Todos os indivíduos têm o dever de participar da vida social, procurando exercer influência sobre as decisões de interesse comum.


Pronome indefinido TODO + SUBSTANTIVO traduz a ideia de qualquer, cada. Implica o conjunto dos seres em questão. Igual ao plural: TODOS OS. Trata-se de fenômeno linguístico em que o singular vale pelo plural, pela totalidade.


Veja:


Ex1: TODOS OS INDIVÍDUOS têm o dever de participar da vida social...

Ex2: TODO INDIVÍDUO tem o dever de participar da vida social...


Por enquanto, os dois primeiros requisitos foram aprovados. Porém, HÁ ALTERAÇÃO NA CORREÇÃO GRAMATICAL.


Se trocarmos a forma plural pela singular, o verbo ficará no SINGULAR, como no exemplo.


TODO INDIVÍDUO tem o dever de participar...



9 As orações iniciadas pelas formas verbais “procurando” (l.2) e “deixando” (l.9) explicitam dois modos de participação dos indivíduos na vida social.


ITEM CORRETO


Vejamos:


Todos os indivíduos têm o dever de participar da vida social, procurando exercer influência sobre as decisões de interesse comum.


se muitos ficarem em atitude passiva, deixando as decisões para outros, um pequeno grupo, mais atuante ou mais audacioso, acabará dominando, sem resistência e limitações.


Essas formas verbais gerundiais introduzem as chamadas ORAÇÕES ADVERBIAIS MODAIS, isto é, as que indicam MODO.


Veja:


Ex1: Viveu a vida pesquisando sobre o porquê da existência.



10 Respeitam-se as regras gramaticais e a organização das ideias no texto ao se usar o sinal de dois-pontos logo após as expressões “em primeiro lugar” (l.4) e “em segundo lugar” (l.8).


ITEM INCORRETO


Todos os indivíduos têm o dever de participar da vida social, procurando exercer influência sobre as decisões de interesse comum. Esse dever tem, sobretudo, dois fundamentos: em primeiro lugar, a vida social, necessidade básica dos seres humanos, é uma constante troca de bens e de serviços, não havendo uma só pessoa que não receba alguma coisa de outras; em segundo lugar, se muitos ficarem em atitude passiva, deixando as decisões para outros, um pequeno grupo, mais atuante ou mais audacioso, acabará dominando, sem resistência e limitações.


Tais expressões indicam a progressão linear do REMA, no caso “DOIS FUNDAMENTOS”, associados ao TEMA “o dever de participar da vida social”. Com isso, não há necessidade da utilização dos dois-pontos para enumerar ou esclarecer algum enunciado, visto que essa finalidade já está contida em tais expressões em negrito.


Duas possíveis construções:


A do jeito que está. Ou se retiram as expressões.



11 A inserção de que é imediatamente antes da palavra “necessidade” (l.5) alteraria as relações sintáticas do período, mas preservaria a coerência e a correção gramatical do texto.


ITEM CORRETO


Vamos notar:


...vida social, QUE É necessidade básica dos seres humanos, é uma constante troca de bens e de serviços,...

Alteraria as relações sintáticas do período” porque, com essa introdução, haveria aí uma ORAÇÃO ADJETIVA EXPLICATIVA, o que antes não era. Era expressão após a vírgula era simples APOSTO.


Veja:


...vida social, necessidade básica dos seres humanos, é uma constante troca de bens e de serviços,...


Aqui temos um APOSTO.


...vida social, QUE É necessidade básica dos seres humanos, é uma constante troca de bens e de serviços,...


Agora, temos ORAÇÃO ADJETIVA EXPLICATIVA.


Por outro lado, o sentido original e a correção gramatical mantêm-se inalterados.



12 O uso do modo subjuntivo em “receba” (l.8) ressalta a idéia de possibilidade ou hipótese; por isso, sua substituição por receberia mantém o texto correto.


...é uma constante troca de bens e de serviços, não havendo uma só pessoa que não receba alguma coisa de outras; em segundo lugar,


ITEM INCORRETO


Nesse caso, é agramatical. O futuro do pretérito, no geral, pode marcar:


1. Uma ação futura em relação a um momento passado:


Ex1: Os navegadores partiram ainda naquela madrugada. Três dias depois, CHEGARIAM ao destino desejado.


2. Hipótese, isto é, o futuro hipotético (construído com a marca de condição SE):


Ex2: Se eu ainda tivesse tempo, ESTUDARIA mais um pouco.


3. Cortesia, polidez:


Ex3: Por favor, gostaria de falar com Carlos?


Bem, em nenhum desses principais casos a questão se encaixa.



13 O uso do sinal de dois-pontos depois de “realidade” (l.14) assinala o início da explicação de que essa “realidade” é a “natureza associativa do ser humano” (l.14).


ITEM CORRETO


O direito e o dever da participação política são duas faces da mesma realidade: a natureza associativa do ser humano.


A expressão após os dois-pontos serve para explicar o que é, afinal, “realidade”. Cabe até a expressão explicativa ISTO É e suas irmãs.


Veja:


O direito e o dever da participação política são duas faces da mesma realidade, ISTO É, a natureza associativa do ser humano.



14 Preservam-se a correção gramatical e a coerência do texto ao se usar direito à influir em lugar de “direito de influir” (l.16-17).


ITEM INCORRETO


O acento grave está empregado INCORRETAMENTE. Simples: CRASE é a fusão entre preposição A com A (artigo feminino). Logo, diante de verbo NUNCA haverá esse fenômeno.



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Os homens, para sobreviver, devem produzir seus meios de vida, com o que produzem indiretamente sua própria vida material. Os homens são aquilo que produzem e como o produzem. Isto porque a satisfação das primeiras necessidades, a própria ação de satisfazê-las e a conquista dos instrumentos necessários para tanto conduzem a novas necessidades, cuja satisfação eles terão de buscar. A todo modo de produção corresponde um modo de cooperação. Segundo Marx, a soma das forças produtivas disponíveis ao homem condiciona o estado social; por isso, a história da humanidade deve ser sempre estudada a partir da conexão entre a história da produção e do intercâmbio. Os homens, ao produzirem seus meios de vida, produzem a si mesmos, em um infinito processo de autoconstrução.

Vânia Noeli F. de Assunção. Karl Marx: teoria e práxis de um gênio das ciências sociais. Internet: .


Com referência ao texto acima, julgue os seguintes itens.


15 De acordo com as ideias do texto, produzir “vida material” (l.3) significa produzir meios de vida visando à sobrevivência.

16 Preservam-se a correção gramatical do texto e as relações entre os argumentos ao se inserir o sinal indicativo de crase em “a novas” (l.7-8), escrevendo-se à novas.

17 No desenvolvimento textual, o pronome “eles” (l.8) retoma “instrumentos” (l.7).

18 Mantêm-se a coerência e a correção gramatical do texto aose reescrever a oração “A todo (...) cooperação” (l.9-10) da seguinte maneira: Todo modo de produção corresponde a um modo de cooperação.

19 Na linha 12, a substituição do sinal de ponto-e-vírgula depois da palavra “social” pelo ponto final e o emprego da letra inicial maiúscula na palavra “por” preservariam a coerência

e a correção do texto.

20 Respeitam-se a coerência da argumentação e as regras gramaticais ao se usar produzem-se em lugar de “produzem a si mesmos” (l.16).


COMENTÁRIOS


15 De acordo com as ideias do texto, produzir “vida material” (l.3) significa produzir meios de vida visando à sobrevivência.


ITEM CORRETO


Vamos ao texto:


Os homens, para sobreviver, devem produzir seus meios de vida, com o que produzem indiretamente sua própria vida material.



16 Preservam-se a correção gramatical do texto e as relações entre os argumentos ao se inserir o sinal indicativo de crase em “a novas” (l.7-8), escrevendo-se à novas.


ITEM INCORRETO


Para responder à questão não precisa nem de contexto. Bem, nesse caso, o que faltou foi a marca de plural –S.


Veja:


e a conquista dos instrumentos necessários para tanto conduzem a novas necessidades,


Aí temos a preposição A. Se colocarmos o acento, significa que adicionamos artigo A. Então ficou a + a = à. Porém, a palavra NOVAS está no plural, sendo assim devemos adicionar o S.


CORRIGINDO:


e a conquista dos instrumentos necessários para tanto conduzem à (a + as) novas necessidades,



17 No desenvolvimento textual, o pronome “eles” (l.8) retoma “instrumentos” (l.7).


ITEM INCORRETO


O verdadeiro referente do pronome ELES é “OS HOMENS”.



Os homens são aquilo que produzem e como o produzem. Isto porque a satisfação das primeiras necessidades, a própria ação de satisfazê-las e a conquista dos instrumentos necessários para tanto conduzem a novas necessidades, cuja satisfação eles terão de buscar.



18 Mantêm-se a coerência e a correção gramatical do texto ao se reescrever a oração “A todo (...) cooperação” (l.9-10) da seguinte maneira: Todo modo de produção corresponde a um modo de cooperação.


Vamos ao texto. A frase está na ordem indireta:


A todo modo de produção corresponde um modo de cooperação.


Na ordem direta: SUJEITO + VERBO + COMPLEMENTO VERBAL


Um modo de cooperação corresponde a todo modo de produção.


Certo. No entanto, a chave da questão está no verbo CORRESPONDER, que exprime correspondência, correlação, estar em equivalência.


Vejamos um exemplo:


Minha felicidade corresponde a minhas amizades.


Na verdade, o verbo funciona como se fosse um sinal de igualdade.


Minha felicidade = minhas amizades

Minhas amizades = minha felicidade


Ou seja, dá no mesmo!


ITEM CORRETO



19 Na linha 12, a substituição do sinal de ponto-e-vírgula depois da palavra “social” pelo ponto final e o emprego da letra inicial maiúscula na palavra “por” preservariam a coerência e a correção do texto.


Segundo Marx, a soma das forças produtivas disponíveis ao homem condiciona o estado social; por isso, a história da humanidade deve ser sempre estudada a partir da conexão entre a história da produção e do intercâmbio.


Com a alteração sugerida:


Segundo Marx, a soma das forças produtivas disponíveis ao homem condiciona o estado social. Por isso, a história da humanidade deve ser sempre estudada a partir da conexão entre a história da produção e do intercâmbio.


ITEM CORRETO


Bem, isso é plenamente possível e correto. A expressão destacada é um marcador discursivo-argumentativo de natureza conclusiva (UFA!). As orações coordenadas têm independência sintática tamanha que podem sim ser isoladas por ponto final. Por outro lado, deixam de ser coordenadas. A partir da modificação, não teremos mais duas orações coordenadas, mas sim enunciados que mantêm entre si relações lógico-semânticas. Infelizmente, caros amigos, somente a GRAMÁTICA TEXTUAL explica com mais detalhes tal fenômeno, o que foge de nosso objetivo aqui no BLOG.



20 Respeitam-se a coerência da argumentação e as regras gramaticais ao se usar produzem-se em lugar de “produzem a si mesmos” (l.16).


ITEM CORRETO


Os homens, ao produzirem seus meios de vida, produzem a si mesmos, em um infinito processo de autoconstrução.


A expressão em negrito indica reciprocidade. Portanto, pode muito bem ser substituída pelo pronome SE, mantendo a mesma idéia.


Veja:


Os homens, ao produzirem seus meios de vida, produzem-se (a si mesmos), em um infinito processo de autoconstrução.



É isso aí!

Por enquanto é só!

Espero que todos tenham tido um bom desempenho.

Aguardo-os na próxima análise.

Abraço!


Prof. Hugo Magalhães.



Um comentário:

  1. Ótima aula Prof. Hugo Magalhães, sem dúvida me ajudou, lhe agradeço.

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