segunda-feira, 4 de maio de 2009

QUESTÕES da ESAF (Parte 1)


Olá a todos!
Sim, sim, sim! Hoje vamos analisar algumas questões desta famigerada organizadora: ESAF.
Analisemos estas 4 questões.


1. (MTE - Auditor Fiscal - ESAF/2006) Os trechos a seguir constituem um texto. Assinale a opção que apresenta erro de concordância.

a) As riquezas geradas eram, de fato, imensas e as condições de vida nas cidades costumavam ser horríveis. Para se ter idéia, alguns recenseamentos ingleses, da década de 1840, relatam que o homem do campo vivia, em média, 50 anos e o da cidade, 30 anos.

b) Talvez esses números sejam indicadores da dramaticidade das modificações ocasionadas, na vida de milhões de seres humanos, pela Revolução Industrial.

c) Essa dramaticidade que, muitas vezes, nos escapa, mas que podemos entrever, como nos informa Hobsbawm, se levarmos em conta que era comum, nas primeiras décadas dos oitocentos, encontrar trabalhadores citadinos vivendo de forma que seria absolutamente irreconhecível para seus avós ou mesmo para seus pais.

d) A fragmentação das sociedades campesinas tradicionais, que originou as grandes massas nas cidades, fazem com que, nas palavras de Hobsbawm, “nada se tornasse mais inevitável” do que o aparecimento dos movimentos operários.

e) Aqueles trabalhadores, que viviam em condições insuportáveis, não tinham quaisquer recursos legais, somente alguns rudimentos de proteção pública.(Raquel Veras Franco, Breve Histórico da Justiça e do Direito do Trabalho no Mundo - http://www.tst.gov.br/Srcar/Documentos/ Historico)

COMENTÁRIOS

Primeiramente, é importante saber o que se pede na questão. Isto é, limitar nossa análise. Como ela quer um erro de CONCORDÂNCIA, então vamos atentar somente para isso! Se o erro está relacionado à falta de concordância entre um substantivo e um adjetivo ( e outras palavras que concordam com o substantivo) ou à falta de concordância entre um verbo e um sujeito, respectivamente concordância nominal e verbal. Porque a banca quer, nesse caso, um erro de concordância. Logo, só pode ser CONCORDÂNCIA NOMINAL ou VERBAL.
Esse é o primeiro e grande passo, porque, em muitas vezes, o candidato, ao ler os itens, acha que uma vírgula está "estranha" ou a regência de tal palavra está errada etc. e, com isso, desloca o propósito para aspectos irrelevantes para a exata resolução da questão.

ANÁLISE DA ALTERNATIVA A.

Vamos observar todos os verbos.

"As riquezas geradas eram, de fato, imensas e as condições de vida nas cidades costumavam ser horríveis. Para se ter idéia, alguns recenseamentos ingleses, da década de 1840, relatam que o homem do campo vivia, em média, 50 anos e o da cidade, 30 anos".

Fazendo a correspondência entre verbo e sujeito:

ERAM - AS RIQUEZAS GERADAS
COSTUMAVAM SER - AS CONDIÇÕES DE VIDA NAS CIDADES
RELATAM - ALGUNS RECENSEAMENTOS INGLESES
VIVIA - O HOMEM DO CAMPO E O DA CIDADE (VIVIA)

Com isso, percebemos que não há nenhum erro quanto à concordância verbal. Se analisarmos a concordância nominal, observaremos que também está correta. Item correto.

ANÁLISE DA ALTERNATIVA B

"Talvez esses números sejam indicadores da dramaticidade das modificações ocasionadas, na vida de milhões de seres humanos, pela Revolução Industrial".

SEJAM - ESSES NÚMEROS

Nenhum problema. Item correto.

ANÁLISE DA ALTERNATIVA C

"Essa dramaticidade que, muitas vezes, nos escapa, mas que podemos entrever, como nos informa Hobsbawm, se levarmos em conta que era comum, nas primeiras décadas dos oitocentos, encontrar trabalhadores citadinos vivendo de forma que seria absolutamente irreconhecível para seus avós ou mesmo para seus pais".

ESCAPA - ESSA DRAMATICIDADE
PODEMOS ENTREVER - NÓS (DESINENCIAL)
INFORMA - HOBSBAWM
LEVARMOS - NÓS (DESINENCIAL)
ERA (COMUM) - faz-se a pergunta: O QUE "ERA COMUM"? A resposta será o SUJEITO = ENCONTRAR TRABALHADORES CITADINOS...
VIVENDO - TRABALHADORES CITADINOS
SERIA - QUE (= FORMA)

Está aí, todos os sujeitos foram encontrados. Item correto.

ANÁLISE DA ALTERNATIVA D

"A fragmentação das sociedades campesinas tradicionais, que originou as grandes massas nas cidades, fazem com que, nas palavras de Hobsbawm, “nada se tornasse mais inevitável” do que o aparecimento dos movimentos operários".

ORIGINOU - QUE (= A FRAGMENTAÇÃO DAS SOCIEDADES CAMPESINAS TRADICIONAIS)
FAZEM - Pergunta-se ao verbo FAZER: quem FAZ?
Resposta = A FRAGMENTAÇÃO DAS SOCIEDADES CAMPESINAS TRADICIONAIS. Ou seja, há aí um erro, portanto, de CONCORDÂNCIA VERBAL, porque o verbo FAZER está no plural quando deveria estar no singular para concordar com o seu sujeito A FRAGMENTAÇÃO...
Isto é, A FRAGMENTAÇÃO DAS SOCIEDADES...FAZ COM QUE...

Item INCORRETO.

ANÁLISE DA ALTERNATIVA E

"Aqueles trabalhadores, que viviam em condições insuportáveis, não tinham quaisquer recursos legais, somente alguns rudimentos de proteção pública".

VIVIAM - QUE (= AQUELES TRABALHADORES)
TINHAM - AQUELES TRABALHADORES

Item correto.

2. (ANALISTA DE FIANÇAS E CONTROLE - ESAF/2006) Os trechos abaixo constituem um texto, mas estão desordenados. Ordene-os nos parênteses e assinale a opção correta.

( ) Seu existencialismo, assentado no postulado filosófico de que “a existência precede a essência”, naturalmente era de compreensão restrita.
( ) Sartre foi do existencialismo ao maoísmo e arrastou, com ele, as mentes mais agudas e os corações mais sensíveis.
( ) Pôs-se assim, ele, o grande libertário, a serviço de um dos grandes tiranos do século XX.
( ) Entretanto, o filósofo entregou-se ao maoísmo na última etapa da vida. Coerente, sempre, em viver cada opção doutrinária, foi vender na rua jornal afinado com o novo credo.
( ) Mas, pela rama, dava para entender que, se a vida era absurda, melhor era curti-la, e assim todo mundo queria ser existencialista.(Roberto Pompeu Toledo, Revista Veja, 6/04/2005, p. 142)

a) 5º, 1º, 2º, 3º, 4º
b) 4º, 3º, 5º, 1º, 2º
c) 1º, 5º, 3º, 2º, 4º
d) 3º, 4º, 2º, 5º, 1º
e) 2º, 1º, 5º, 4º, 3º

COMENTÁRIOS

Questões dessa espécie é certo em qualquer prova da ESAF. Não adianta, amigo (a), sempre aparece uma questão dessa natureza. A banca quer saber se o candidato tem habilidade linguística em organizar um texto seguindo aspectos de coesão e coerência.

Agora, preste atenção:

Não é oportuno nem um tanto conveniente você ler item por item.
Primeiro: a questão é extensa! Você vai querer perder tempo? Não. Então...façamos isto:
leia somente as primeiras palavras de cada item. FRASE-CHAVE: resolva por eliminação.

Por exemplo:

O primeiro parêntese
começa com SEU EXISTENCIALISMO...Ora, SEU se refere a alguém! Mas quem?! Nesse caso, o autor do texto já está falando de alguém! E nós, sendo leitores, não sabemos de quem se trata. Ou seja, erro textual. Teria de haver um contexto para saber a quem o autor se refere. Logo, é impossível esse item iniciar algum texto.

CONCLUSÃO: ELIMINA-SE A ALTERNATIVA C.

O segundo parêntese já tem propriedade para iniciar qualquer texto.
CONCLUSÃO: DEIXEMOS EM "STAND BY" (como já dizem por aí...)

O terceiro parêntese começa com PÔS-SE, ASSIM, ELE, O GRANDE LIBERTÁRIO, ...Calma aí! Temos "ASSIM", que neste caso, funciona como um modalizador discursivo pelo qual o autor do texto já menciona concluir certo pensamento. Porém, para isso, teria que haver um contexto, é claro. O que no caso não acontece. Só isso já eliminaria a possibilidade de esse parêntese iniciar o texto. Há, contudo, o pronome "ELE" que vem corroborar com nossa afirmação. Ora, "ELE" quem?! Ah, professor, ele é o GRANDE LIBERTÁRIO...Mas, amigos, quem o GRANDE LIBERTÁRIO é "ELE"...E "ELE" é quem no jogo do bicho?!
CONCLUSÃO: PELAS OPÇÕES, O QUE NOS RESTA É ESPERAR UM POUCO.

O quarto parêntese começa com ENTRETANTO, O FILÓSOFO...Ora, ENTRETANTO, nesse ambiente, introduz a idéia de concessão, isto é, APESAR DE TUDO, MESMO ASSIM. E se você vai contrariar algo, teria de deixar claro a que é contrário, o que, na opção, não fica evidente. Logo, seria erro textual começar um texto por esse parêntese.

CONCLUSÃO: ELIMINA-SE A ALTERNATIVA B

O quinto e último parêntese começa com MAS..."MAS" aí equivale simplesmente a ENTRETANTO ou NO ENTANTO ou TODAVIA ( e seus irmãozinhos sinônimos). Logo, introduz também idéia contrária. Se é contrária, é contrária a alguma coisa; pede-se, sendo assim, todo um contexto.

CONCLUSÃO: ELIMINA-SE A ALTERNATIVA D

Ficamos, portanto, entre a letra A e E. Agora, sim, fica mais fácil.

A correta é a letra E.

Veja o texto na íntegra.

1º Sartre foi do existencialismo ao maoísmo e arrastou, com ele, as mentes mais agudas e os corações mais sensíveis.
2º Seu existencialismo, assentado no postulado filosófico de que "a existência precede a essência", naturalmente era de compreensão restrita.
3º Mas, pela rama, dava para entender que, se a vida é absurda, melhor é curti-la, e assim todo mundo queria ser existencialista.
4º Entretanto o filósofo entregou-se ao maoísmo na última etapa da vida. Coerente, sempre, em viver cada opção doutrinária, foi vender na rua jornal afinado com o novo credo.
5º Pôs-se assim, ele, o grande libertário, a serviço de um dos grandes tiranos do século XX.
Senhores, será dessa forma que resolveremos as questões de ordenação de parágrafos na ESAF.
Vejamos outra (só para fixar!):

3. (ESAF/2006) Os trechos a seguir constituem um texto, mas estão desordenados.
Ordene-os nos parênteses e assinale a resposta corr
eta.

( ) Essa meta, alcançada 53 anos depois, começou a ganhar contornos de realidade nos anos 80, quando a empresa atingiu a produção de 500 mil barris/dia.
( ) Criada pelo decreto assinado pelo presidente Getúlio Vargas, em 3 de outubro de 1953, a Petrobras já nasceu com a missão de alcançar a auto-suficiênciana produção brasileira de petróleo.
( ) Entretanto, foi no início da década de 70 que começou a ser delineada a estratégia que resultaria nas primeiras conquistas da empresa. Na época, o país crescia a taxas de 10% ao ano, o que contribuiu para que, naquela década, o consumo de derivados duplicasse.
( ) Porém, foi depois do alinhamento de preços dos combustíveis às cotações internacionais que a empresa conseguiu maior acesso ao mercado de capitais internacional. Com isso, obteve os recursos para financiar os investimentos necessários que resultaram na auto-suficiência.
( ) Assim, ao longo das últimas cinco décadas, diante do nacionalismo que cerca o petróleo no Brasil, os interesses da Petrobras confundiram-se com os do país.(Jornal do Brasil, 23/04/2006)

a) 2º, 1º, 3º, 5º, 4º
b) 1º, 2º, 3º, 4º, 5º
c) 3º, 1º, 4º, 2º, 5º
d) 4º, 5º, 1º, 3º, 2º
e) 5º, 3º, 2º, 1º, 4º

Nossa...que trabalho pela frente, heim?!

Façamos isto:

leiamos somente as primeiras linhas de cada item.

COMENTÁRIOS

PARÊNTESE 1 = ESSA META...Que meta?! Se ele começou com um pronome, é porque o autor já havia mencionado anteriormente sobre ALGUMA META. Logo, esse parêntese jamais poderia iniciar um texto.
CONCLUSÃO: ELIMINA-SE A LETRA B

PARÊNTESE 2 = CRIADA PELO DECRETO...A PETROBRAS...É plenamente possível esse item iniciar um texto.
CONCLUSÃO: DEIXEMOS EM "STAND BY".

PARÊNTESE 3
= ENTRETANTO, FOI..."Entretanto" exprime idéia contrária. Se é contrário, é contrário a algo. Somente, então, só o contexto poderia nos informar a que se refere a contraposição de argumento. Logo, não poderia jamais iniciar um texto.
CONCLUSÃO: ELIMINA-SE A LETRA D

PARÊNTESE 4 = PORÉM, FOI DEPOIS...Novamente temos uma palavra de significação contrária. Assim, como ENTRETANTO, não poderíamos iniciar um texto com essa palavra, simplesmente porque é necessário todo um contexto para que haja coesão certa.
CONCLUSÃO: ELIMINA-SE A LETRA E

PARÊNTESE 5 = ASSIM, AO LONGO...Inexiste a possibilidade de esse parêntese iniciar um texto. Pois, ASSIM é um modalizador discursivo pelo qual se utiliza o autor para CONCLUIR algum argumento anterior. Logo, precisa de um contexto.
CONCLUSÃO: NÃO HÁ ALTERNATIVA QUE POSSA INICIAR.

Alternativas eliminadas: B - D - E.
Sobraram as A e C.

O item correto é C.


4. (BACEN - ESAF/2001) Assinale a opção em que o trecho foi transcrito com erro de concordância verbal.

a) Antes da criação do Banco Central, as autoridades monetárias brasileiras eram a Superintendência da Moeda e do Crédito - SUMOC, o Banco do Brasil - BB e o Tesouro Nacional que, em conjunto, exerciam funções típicas de um banco central, paralelamente ao desempenho de suas atribuições próprias.
b) A SUMOC, criada com a finalidade de exercer o controle monetário e preparar a organização de um banco central, fixava os percentuais de reservas obrigatórias dos bancos, as taxas do redesconto e da assistência financeira de liquidez, bem como os juros sobre depósitos bancários.
c) Além de receberem os depósitos compulsórios e voluntários dos bancos comerciais, o Banco do Brasil, por sua vez, desempenhava as funções de controlador das operações de comércio exterior, executor de operações cambiais em nome de empresas públicas e do Tesouro Nacional, executor das normas estabelecidas pela SUMOC e pelo Banco de Crédito Agrícola, Comercial e Industrial.
d) O Tesouro Nacional era o órgão emissor de papel-moeda, cujo processamento, por ser complexo, acabava envolvendo diversos órgãos do governo. No ato da criação do Banco Central, no entanto, não ocorreu o seu completo aprimoramento institucional.
e) Embora o Tesouro Nacional fosse o banco emissor, realizava as emissões em função das necessidades do Banco do Brasil e não detinha com exclusividade os depósitos das instituições financeiras, que recolhiam suas reservas voluntárias ao Banco do Brasil, além de diversas outras disfunções.(Trechos adaptados de http://www.bcb.gov.br – Histórico)

COMENTÁRIOS

Já que a questão quer erro de CONCORDÂNCIA VERBAL, tudo fica mais fácil. Porque, pelo menos, temos uma direção certa a seguir. Vamos nos preocupar somente com a concordância entre VERBO E SUJEITO e vice-versa. Achamos o verbo e, em seguida, seu sujeito.

LETRA A


"Antes da criação do Banco Central, as autoridade monetárias brasileiras eram a Superintendência da Moeda e do Crédito - SUMOC, o Banco do Brasil - BB e o Tesouro Nacional que, em conjunto, exerciam funções típicas de um banco central, paralelamente ao desempenho de suas atribuições próprias".

Fazendo a correspondência entre VERBO e SUJEITO:

ERAM - AS AUTORIDADES BRASILEIRAS MONETÁRIAS
EXERCIAM - QUE (= a Superintendência da Moeda e do Crédito - SUMOC, o Banco do Brasil - BB e o Tesouro Nacional)

CONCLUSÃO: NENHUM ERRO.

LETRA B

"A SUMOC, criada com a finalidade de exercer o controle monetário e preparar a organização deum banco central, fixava os percentuais de reservas obrigatórias dos bancos, as taxas do redesconto e da assistência financeira de liquidez, bem como os juros sobre depósitos bancários".

FIXAVA - A SUMOC
CONCLUSÃO: NENHUM ERRO.

LETRA C

"Além de receberem os depósitos compulsórios e voluntários dos bancos comerciais, o Banco do Brasil, por sua vez, desempenhava as funções de controlador das operações de comércio exterior, executor de operações cambiais em nome de empresas públicas e do Tesouro Nacional, executor das normas estabelecidas pela SUMOC e pelo Banco de Crédito Agrícola, Comercial e Industrial".

PERCEBEREM - O BANCO DO BRASIL.

OPA!

Faz-se a pergunta: QUEM RECEBEU os depósitos compulsórios e voluntários dos bancos comerciais?
REPOSTA: O BANCO DO BRASIL.

Ora, então ele é o sujeito. E se está no singular, o verbo RECEBER deveria estar também no singular. Logo, houve um erro de CONCORDÂNCIA VERBAL.

CONCLUSÃO: É ESTE O ITEM A MARCAR.

LETRA D

"O Tesouro Nacional era o órgão emissor de papel-moeda, cujo processamento, por ser complexo, acabava envolvendo diversos órgãos do governo. No ato da criação do Banco Central, no entanto, não ocorreu o seu completo aprimoramento institucional".

ERA - O TESOURO NACIONAL
ACABAVA ENVOLVENDO - PROCESSAMENTO
OCORREU - SEU CORRETO APRIMORAMENTO INSTITUCIONAL

CONCLUSÃO: NENHUM ERRO.

LETRA E

"Embora o Tesouro Nacional fosse o banco emissor, realizava as emissões em função das necessidades do Banco do Brasil e não detinha com exclusividade os depósitos das instituições financeiras, que recolhiam suas reservas voluntárias ao Banco do Brasil, além de diversas outras disfunções".

FOSSE - O TESOURO NACIONAL
REALIZAVA - O TESOURO NACIONAL
DETINHA - O TESOURO NACIONAL
RECOLHIAM - OS DEPÓSITOS DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS

CONCLUSÃO: NENHUM ERRO.

Então, senhores, por enquanto é só.

Espero que tenham compreendido a explicação.

E aguardem as próximas resoluções!

Abraço a todos.
Prof. Hugo Magalhães

Nenhum comentário:

Postar um comentário