segunda-feira, 4 de maio de 2009

QUESTÕES CESPE


Olá a todos!Hoje vamos abordar questões desta grande organizadora.Sinta-se à vontade.

(PRF– CESPE/2008)

1. Considerando que os fragmentos de texto incluídos nas opções abaixo, na ordem em que são apresentados, são partes sucessivas de um texto adaptado (Internet: ), assinale a opção em que foram atendidas as normas da língua padrão escrita.

A - À proporção em que o Império Romano conquistou territórios, as novas províncias seriam contempladas com estradas, as quais eram construídas com base em esquema já adotado em outras localidades.

B - No auge da dominação dos romanos, na região mediterrânea o principal complexo viário do Império, media, inclusive com as estradas marginais, aproximadamente 150.000 quilômetros.

C - Os comerciantes romanos vislumbram a vantagem dessa obra para o desenvolvimento comercial e diferente de outros povos do Mediterrâneo, utilizaram as estradas para aumentarem o lucro de sua atividade.

D - Esse fato incrementou as transações comerciais no interior continental, o que acarretou vigorosa expansão mercantil do Império Romano e comércio especializado em determinados produtos.

E - O comércio dos romanos, que, no passado, fora realizado, unicamente por meio de portos, passaram a dedicar-se principalmente, a venda de produtos alimentícios, dentre os quais destacam-se vinho, azeite, cereais, carnes, entre outros.

COMENTÁRIOS

Questões dessa natureza são muito comuns, atualmente, em provas de concursos públicos, sobretudo, em se tratando de renomadas organizadoras como ESAF, CESPE e FCC. Nesta circunstância, temos que ficar demais atentos, uma vez que não se sabe, especificamente, a que conteúdo da gramática a questão se refere. Em alguns casos, no enunciado, há referência explícita ao assunto, como, por exemplo, Crase, Concordância, Regência entre outros. No caso acima, porém, a organizadora não nos informa. Apenas quer o item que está correto segundo as normas gramaticais. Logo, todo cuidado é pouco.

Vamos ao que interessa!
ANALISANDO ITEM POR ITEM.

VAMOS POR PARTES... À JACK ESTRIPADOR!

ITEM A

À proporção em que o Império Romano conquistou territórios, as novas províncias seriam contempladas com estradas, as quais eram construídas com base em esquema já adotado em outras localidades”.

1º - De início, já existe um erro. À proporção em que..., na verdade, era para ser À PROPORÇÃO QUE. As gramáticas não trazem a primeira construção.
2º - Há erro quanto à falta de articulação verbal entre os verbos CONQUISTAR e SER. Um está no passado perfeito (CONQUISTOU), enquanto o outro está futuro do passado (SERIAM).Vamos pôr ordem na casa.

RESOLUÇÃO:

a) À proporção que o Império Romano CONQUISTOU (passado perfeito) territórios, as novas províncias FORAM CONTEMPLADAS (passado perfeito)...FORAM CONSTRUÍDAS (passado perfeito)...
b) À proporção que o Império Romano CONSQUISTAVA (passado imperfeito) territórios, as novas províncias ERAM CONTEMPLADAS (passado imperfeito)...ERAM CONSTRUÍDAS(passado imperfeito)...c) À proporção que o Império Romano CONQUISTA (presente) territórios, as novas províncias SÃO CONTEMPLADAS (presente)...SÃO (presente)...Ou seja, agora sim está havendo uma correta articulação entre os tempos verbais.Então, encontramos dois erros: um, a respeito da locução conjuntiva; outro, sobre articulação de tempo verbal.

CONCLUSÃO: ITEM INCORRETO.

ITEM B

No auge da dominação dos romanos, na região mediterrânea o principal complexo viário do Império, media, inclusive com as estradas marginais, aproximadamente 150.000 quilômetros”.
O fragmento exige do candidato conhecimentos lingüísticos no tocante ao correto emprego da vírgula.

1º - Deveria haver uma vírgula após “mediterrânea”. A expressão “na região mediterrânea” funciona como um ADJUNTO ADVERBIAL deslocado, neste caso, antes do sujeito da oração.Perceba a primeira vírgula do período. Ela está lá por separar outro ADJUNTO ADVERBIAL deslocado (“no auge da dominação dos romanos”).

Corrigindo, então:

“ [No auge da dominação dos romanos ] , [ na região mediterrânea ] , o principal complexo viário do Império...
2º - No primeiro caso, o erro foi de ausência de vírgula. Já neste segundo, houve a presença desnecessária desse pontinho. Perceba que ele está separando o sujeito do verbo....o principal complexo viário do Império, media,..Percebe a vírgula? Separa sujeito de predicado (= VERBO), e isso implica erro gramatical.

ÚLTIMAS PALAVRAS:

Quanto ao correto emprego da vírgula, lembre-se sempre de encontrar estes três elementos:

SUJEITO – VERBO – COMPLEMENTO

A oração do item, de um modo bem simples, é

“O principal complexo viário do Império media 150,000 quilômetros”.

Pronto. Desse jeito, temos os principais termos da oração. Sujeito, Verbo e Complemento. O resto é secundário, gramaticalmente falando. Preste atenção: somente em relação a esse trio! Porque cada termo tem a sua importância.

Sendo assim,

[ No auge da dominação dos romanos ] , [ na região mediterrânea ] , o principal complexo viário do Império media, [ inclusive com as estradas marginais ] , aproximadamente (neste caso, é facultativa a vírgula por ser o adjunto adverbial representado por uma só palavra) 150.000 quilômetros”.

CONCLUSÃO:

ITEM INCORRETO.

ITEM C

Os comerciantes romanos vislumbram a vantagem dessa obra para o desenvolvimento comercial e diferente de outros povos do Mediterrâneo, utilizaram as estradas para aumentarem o lucro de sua atividade”.

Mais uma vez temos um erro referente ao emprego da vírgula.

1º - Perceba a coordenação:“Os comerciantes romanos vislumbraram a vantagem (...) e utilizaram as estradas...”

No meio dessa estrutura coordenada, há uma expressão intercalada. Logo, teria que haver uma vírgula.

CORREÇÃO:

“Os comerciantes romanos vislumbram a vantagem dessa obra para o desenvolvimento comercial e , [ diferente de outros povos do Mediterrâneo ] , utilizaram as estradas para aumentarem o lucro de sua atividade”.

Essa expressão intercalada, sendo um ADJUNTO ADVERBIAL, tem a propriedade de mover-se para qualquer parte da oração, desde que se empregue a vírgula (esse é o preço da mobilidade...). Porém, nesse caso, com tal mobilidade haveria alteração semântica, isto é, mudança de sentido em relação à oração original.


“A boa análise sintática exige a interpretação dos enunciados, não a aplicação de receitas, ou dicas”.

Que frase interessante, heim?! Ela é de Sírio Possenti, professor do Departamento de Lingüística da Unicamp.

A BUSCA DO SENTIDO ORIGINAL
A interpretação dessa expressão intercalada é que os romanos utilizaram as estradas para aumentarem o lucro de sua atividade, DIFERENTEMENTE DE OUTROS POVOS DO MEDITERRÂNEO, por talvez estes se utilizarem de portos, investirem no comércio marítimo...(quem sabe?!)O ADJUNTO ADVERBIAL recai sobre o conteúdo significativo introduzido pelo verbo UTILIZAR.Se estivesse antes do verbo VISLUMBRAR, certamente iria suscitar sentido distinto do da frase matriz.

“Os comerciantes romanos , [ diferente de outros povos do Mediterrâneo ] , vislumbram a vantagem dessa obra para o desenvolvimento comercial e utilizaram...Isso é LÍNGUA PORTUGUESA.

Sem “decorebas”, sem “bizus”, sem “mistérios”, sem “obscurantismo”, sem “encenação”.

CONCLUSÃO: ITEM INCORRETO.

ITEM D

Esse fato incrementou as transações comerciais no interior continental, o que acarretou vigorosa expansão mercantil do Império Romano e comércio especializado em determinados produtos”.

Que erro? Não há erro.

ITEM CORRETO.

ITEM E

O comércio dos romanos, que, no passado, fora realizado, unicamente por meio de portos, passaram a dedicar-se principalmente, a venda de produtos alimentícios, dentre os quais destacam-se vinho, azeite, cereais, carnes, entre outros”.

Neste item, temos uma série de erros quanto à norma gramatical.

1º - Concordância Verbal:

O COMÉRCIO dos romanos ... PASSOU A DEDICAR-SE...

COMENTÁRIO PERTINENTE:

Questões de concordância verbal, sobretudo nas provas do CESPE (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos) e da FCC (Fundação Carlos Chagas), exigem atenção do candidato para o NÚCLEO DO SUJEITO do verbo.

Veja:

A existência de crimes hediondos, nas últimas décadas, têm chocado a população

O sujeito é A EXISTÊNCIA DE CRIMES HEDIONDOS, cujo núcleo é EXISTÊNCIA. Logo o verbo
concorda com ele no singular, sem o acento circunflexo, neste caso, indicando o plural do verbo:

EXISTÊNCIA...TEM CHOCADO...

Correção:

“A existência de crimes hediondos, nas últimas décadas, tem chocado a população”.
2º - Emprego da vírgula: Perceba que o período apresenta muitas vírgulas, algumas desnecessárias.

Veja:

“O comércio dos romanos, que, no passado, fora realizado, unicamente por meio de portos,"

O excerto acima é um tanto fragmentado.

Isso exige conhecimento pleno sobre o emprego correto da vírgula.Vamos justificar a razão de o autor tê-la utilizado tantas vezes.

a) A primeira vírgula separa uma ORAÇÃO ADJETIVA EXPLICATIVA, por isso a vírgula: Perceba que é uma informação adicional: “QUE, NO ANO PASSADO, FORA REALIZADO, UNICAMENTE POR MEIO DE PORTOS”. Note que ela está entre o SUJEITO e o VERBO:

“O comércio dos romanos passou a dedicar-se”

b) A segunda deve-se ao ADJUNTO ADVERBIAL deslocado: NO ANO PASSADO;

c) Está aqui o erro: “UNICAMENTE” poderia ficar com ou sem vírgula. Já que o autor colocou uma, deveria ter colocado a outra.

RESOLUÇÃO:“O comércio dos romanos, que, [ no ano passado ] , fora realizado
[ UNICAMENTE ] , por meio de portos , ...”

3º - Outro erro referente à vírgula:

O comércio dos romanos, que, no passado, fora realizado, unicamente por meio de portos, passaram a dedicar-se principalmente, a venda de produtos alimentícios, dentre os quais destacam-se vinho, azeite, cereais, carnes, entre outros”.

RESOLUÇÃO:

A palavra “principalmente” poderia ou não estar virgulada. Já que há uma vírgula depois, o autor deveria ter posto outra antes....passaram a dedicar-se , [ PRINCIPALMENTE ] , a venda...

4º - Quanto à regência do verbo DEDICAR.
Ora, quem DEDICA, DEDICA algo A alguém. Ou Quem SE DEDICA SE DEDICA A ALGO ou A ALGUÉM.

Veja:

“O comércio dos romanos, que, no passado, fora realizado, unicamente por meio de portos, passaram a dedicar-se principalmente, a venda de produtos alimentícios, dentre os quais destacam-se vinho, azeite, cereais, carnes, entre outros”.

RESOLUÇÃO:

Vamos pensar:

Se no lugar da palavra VENDA, que é substantivo feminino, tivéssemos um masculino?Por exemplo, FORNECIMENTO.

Seria assim:

...passaram a DEDICAR-SE , principalmente , AO FORNECIMENTO...
Ora, se com a palavra masculina apareceu um ARTIGO, logo aparecerá também com a palavra feminina.

Veja o confronto:

1. ...passaram a DEDICAR-SE , principalmente , A O fornecimento...
2. ...passaram a DEDICAR-SE , principalmente , A A venda...

Como são duas vogais idênticas, ocorre uma fusão, chamada CRASE.

Leia a frase 2 e perceba esse som estranho A + A. Numa leitura descompromissada, você nem percebe o som desses dois As. Porque eles se fundem. Para evidenciar que houve essa fusão, teremos que colocar este acento ` , conhecido como ACENTO GRAVE, isto é, INDICATIVO DE CRASE.

Logo,

...passaram a DEDICAR-SE , principalmente , À venda...

5º - Erro quanto à articulação verbal e colocação pronominal:

a) ARTICULAÇÃO VERBAL:...passaram a dedicar-se principalmente, a venda de produtos alimentícios, dentre os quais destacam-se vinho, azeite, cereais, carnes, entre outros”.
Vamos destacar os verbos do período:

1. ...PASSARAM A DEDICAR-SE... (PASSADO)2. ...DESTACAM-SE...(PRESENTE) O “passar” está no PASSADO, enquanto “destacar” está no PRESENTE!

RESOLUÇÃO:

...PASSARAM A DEDICAR-SE à venda de produtos alimentícios, dentre os quais DESTACARAM-SE...

b) COLOCAÇÃO PRONOMINAL:

...dentre os quais SE destacaram...

A FRASE ESCRITA CONFORME AS REGRAS GRAMATICAIS:

“O comércio dos romanos, que, no passado, fora realizado, unicamente, por meio de portos, passaram a dedicar-se, principalmente, à venda de produtos alimentícios, dentre os quais destacaram-se vinho, azeite, cereais, carnes, entre outros”.

2. Assinale a opção em que o trecho apresentado atende plenamente às normas gramaticais.

A - Até 400 a.C., os romanos utilizavam caminhos de terra para deslocar-se da sua capital as cidades vizinhas. O ataque gaulês de Breno, em 390 a.C., que se revelou desastroso para os romanos, mostrou a ineficácia do sistema defensivo de Roma, devido principalmente a lentidão de movimentação das tropas sobre o que eram apenas caminhos pouco aptos para eles se moverem.

B - A necessidade de melhor defesa, associada à vontade de expansão e de hegemonia sobre a Itália, levou a República Romana, ainda frágil e ameaçada, a pôr em questão estruturas escassamente adaptadas a esses desejos. Eram necessárias rotas sólidas que permitissem a circulação mais rápida e segura, mas, sobretudo, que facilitassem a mobilidade das tropas.

C - A primeira via em território do Império Romano foi criada em 312 a.C. por Ápio Cláudio Cego, para unir Roma à cidade de Cápua e fora denominada Via Ápia. Em finais da República, o conjunto do território da península italiana estava dotada com grandes arterias, ostentando cada rota o nome do censor que a criara. Essas vias não estavam pavimentadas, salvo no interior das cidades.

D - Os romanos destacaram-se como engenheiros. Suas obras estenderam-se por todo Império, e grande parte da divulgação se deveu a extensa rede viária. Apesar de não oferecer o conforto do asfalto dos dias de hoje, dado que as rochas de basalto não proporcionam grande continuidade e suavidade ao terreno, a verdade é que, essas rochas encontram-se 2.000 anos depois, ainda bem fixadas nos percursos.

E - O fato de as rochas das vias romanas estarem fixas até hoje deve-se, provavelmente, a técnica de preparação do terreno, no qual eram colocadas várias camadas de materiais para assegurar a sua estabilidade e, só no final, era feito, com as rochas, a cobertura. Essas vias são, atualmente, protegidas como patrimônio mundial. A grande extensão da cobertura oferecida pelas estradas romanas deu origem ao ditado popular “todos os caminhos levam à Roma”. Opções adaptadas de Internet: .

COMENTÁRIOS

ITEM A

O erro é referente à CRASE. Não houve respeito quanto à regência do verbo DESLOCAR-SE, que pede dois complementos preposicionados, e à locução prepositiva DEVIDO A. Em ambos os casos, teríamos o fenômeno CRASE, isto é, a fusão entre dois As, no caso:preposição + artigo.

Veja:

“Até 400 a.C., os romanos utilizavam caminhos de terra para deslocar-se da sua capital as cidades vizinhas. O ataque gaulês de Breno, em 390 a.C., que se revelou desastroso para os romanos, mostrou a ineficácia do sistema defensivo de Roma, devido principalmente a lentidão de movimentação das tropas sobre o que eram apenas caminhos pouco aptos para eles se moverem”.

CORREÇÃO:

1º - Caso: CRASE

...para deslocar-se “PARA AS” (DICA) cidades vizinhas...

LOGO...para deslocar-se ÀS cidades vizinhas...2º - Caso: CRASE (de novo)...devido principalmente “AO (DICA) vagar”...

LOGO...devido principalmente À lentidão...

CONCLUSÃO:

ITEM INCORRETO.

ITEM B – ITEM CORRETO.

ITEM C

Erro de acentuação gráfica.

...o conjunto do território da península italiana estava dotada com grandes arterias...
Faltou o acento agudo na vogal E, uma vez que a palavra é PAROXÍTONA terminada em DITONGO.

CONCLUSÃO: ITEM INCORRETO

ITEM D

Dois erros: CRASE e VÍRGULA

1º - Caso: CRASE

...e grande parte da divulgação se deveu a extensa rede viária...

O verbo exige preposição A, logo, como existe um artigo feminino acompanhando o substantivo “extensa”, haveria CRASE, a fusão.

...e grande parte da divulgação SE DEVEU À extensa rede viária...

2º - Caso: VÍRGULA

...a verdade é que, essas rochas encontram-se...

O que aparece após o verbo SER, que é de Ligação, é o PREDICATIVO DO SUJEITO em forma de oração. Logo, essa vírgula é desnecessária. Ela poderia estar correta, desde que houvesse alguma expressão intercalada (um adjunto adverbial, por exemplo) entre o “QUE” e “ESSAS ROCHAS”.
Suponhamos, então, este exemplo:

...a verdade é que, [ mesmo assim ], essas rochas encontram-se...

Nesse caso, a construção está correta.

MAIS:

...a verdade é que, essas rochas encontram-se 2.000 anos depois , ainda bem fixadas nos percursos.
A segunda vírgula está separando o adjunto adverbial “2000 anos depois”. Nessa circunstância, se o autor colocou uma vírgula depois, deveria ter posto uma antes, pois se trata de uma expressão deslocada.

Logo:

...a verdade é que essas rochas encontram-se, [ 2000 anos depois ] , ainda bem...

CONCLUSÃO: ITEM INCORRETO

ITEM E

Neste item há erros: CRASE e CONCORDÂNCIA NOMINAL.

1º - Caso: CRASE

“O fato de as rochas das vias romanas estarem fixas até hoje deve-se, provavelmente, a técnica de preparação do terreno...”
O verbo destacado exige preposição A, sendo assim tem de haver CRASE, pois a palavra feminina “técnica” está antecedida de artigo feminino.Veja:...deve-se, provavelmente, à técnica...

2º - Caso: CONCORDÂNCIA NOMINAL

...de preparação do terreno, no qual eram colocadas várias camadas de materiais para assegurar
a sua estabilidade e, só no final, era feito, com as rochas, a cobertura.

Se invertêssemos a posição desses dois grupos de palavras:

...a cobertura, [ com as rochas ] , era feita...

3º - Caso: CRASE (de novo)...ao ditado popular “todos os caminhos levam à Roma”.

Se no lugar do verbo LEVAR, tivéssemos ESTAR.

Observe:

“...ao ditado popular “todos os caminhos ESTÃO EM Roma”

Haveria somente a presença da preposição (em).

Sendo assim, no caso original, haverá, portanto, somente a preposição A.

Veja:

...ao ditado popular “todos os caminhos levam A Roma.

CONCLUSÃO: ITEM INCORRETO

Aqui, finalizamos.

Espero que todos tenham apreendido bem as explicações.
Por enquanto só.

Abraços!

Prof. Hugo Magalhães.

5 comentários:

  1. Gostaria que vê comentários da prova de português,de agente penitenciario de sp,realizado dia 17 /05

    ResponderExcluir
  2. CIDA, vou dar uma olhada, ok? Mas logo, logo colocarei certamente em nosso BLOG! Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Cida, me passa a prova. Procurei na internet, mas não encontrei nada!

    ResponderExcluir
  4. Professor,

    Gostaria que comentasse à respeito dessa questão:

    O item em que o par de palavras NÃO está acentuado em função da mesma regra ortográfica é:
    a)própria / advertências;
    b)farmácia / bactérias;
    c)indústria / cálcio;
    d)importância / raízes;
    e)remédio / circunstância.

    Obrigado,
    Rafael

    ResponderExcluir
  5. FALA, RAFAEL! Que satisfação! Bem, a questão diz respeito à acentuação gráfica , e, para isso, você tem de dominar as regras... infelizmente, não há outra saída.
    Todas as palavras das alternativas estão acentuadas pela mesma regra, a saber: PAROXÍTONAS (penúltimas sílabas tônicas) terminadas em DITONGO. Mas há uma exceção, a alternativa D, que tem a palavra RAÍZES, acentuada por se tratar da regra não da paroxítona, e sim do HIATO. Isto é, o I ou o U, isolados ou acompanhados de S e não seguidos de NH podem ser ACENTUADOS. Veja alguns exemplos:

    Ex1: BA - Ú (não seguido de S, isolado na sílaba)
    Ex2: BA-LA-ÚS-TRE (acompanhado de S)
    Ex3: SA-Í-DA
    Ex4: RA-Í-ZES (o nosso caso)
    Ex5: BA-I-NHA (não se acentua o I, porque está seguido de NH).
    Então, é a letra D mesmo.
    Espero que a explicação tenha sido útil.
    Abraço, Rafael!
    E qualquer dúvida, sinta-se à vontade para perguntar!
    Prof.Hugo Magalhães

    ResponderExcluir